Escola Estadual Profª Edeli Mantovani

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

ESTRATÉGIAS E ATIVIDADES DE SUPORTE PSICOPEDAGÓGICO

Estratégias de suporte para crianças e jovens que apresentam dificuldades -memória 


Para  compreender como ajudar  melhor as crianças e quais  estratégias  utilizar  é importante recordar que :

  1. MEMÓRIA DE CURTO PRAZO OU MEMÓRIA DE TRABALHO é  memória ativada
  • a memória curta  tem uma capacidade limitada . 
  • quanto mais  as informações forem agrupadas em conceitos ou categorias , maior  quantidade de informação poderemos guardar na memória  de trabalho.
  • se não trabalharmos com a informação da memória de trabalho, rapidamente, ela se desvanecerá(ao redor de 15 segundos)
Podem sere utilizada varias estrategias para mantes ativa a informação :
  1. repassar 
  2. significar 
  3. realizar elaborações 
  4. criar imagens visuais. 
Obs: a informação que não é guardada na memória de longo prazo não pode ser relembrada. 

A informação  da memória  de longo prazo é transferida para a memória de  trabalho, isso é o que permite a sua utilização.

2. RETENÇÃO - refere-se  ao processo por meio do qual a memória de longo prazo preserva a aprendizagem .- varia de acordo com o método de ensino utilizado. 

ESTRATEGIAS PARA DESENVOLVER A QUALIDADE DA MEMÓRIA  E MELHORAR A RETENÇÃO 

  •  Memorizar lista de alimentos - divididas por categorias - frutas- legumes- verduras-carnes- saudáveis -não saudáveis. 
  • Utilizar  música e ritmo .
  • Codificar a informação - ´por cores
  •  
  • Apresentar a mesma ideia de varias formas .- material gráfico- estímulos auditivos-táteis e atividades motoras 

Professora Gerusa

  • Realizar ligações ou associações 
  • Estimular relatos
  • Criar imagens visuais ou visualizar
  • Dar instruções de varias maneiras



abaixo segue imagens livres do google que possibilitam essas estrategias.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário